Reflexão :O Leilão

Um homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pela arte. Possuíam obras de grande valor na sua coleção, de Picasso a Rafael. Sempre se sentavam juntos para admirar aquelas preciosidades.
Quando o conflito do Viettnam surgiu, o filho foi para a guerra e deixou o pai com o coração partido. Durante uma batalha, enquanto resgatava um soldado ferido, o jovem foi morto. O pai recebeu a noticia e sofreu profundamente a morte do seu único filho. Um mês mais tarde, alguém bateu na porta da sua casa.
Um jovem com um enorme pacote nas mãos lhe falou: "O senhor não me conhece, mas sou o soldado pelo qual seu filho deu a vida. Ele salvou muitas vidas naquele dia e estava levando-me a um lugar seguro quando uma bala o atingiu no peito e ele morreu na hora. Ele me falava sempre do senhor e do seu amor pela arte. E por isso eu gostaria que o senhor aceitasse um presente." Entregou-lhe o pacote e disse com carinho:
"Eu sei que isto não é muito pois não sou um grande artista, mas acredito que seu filho ia gostar se o senhor o recebesse".
O pai abriu o pacote e surpreendeu-se com um retrato do seu filho amado. Ele contemplou, com profunda admiração, a maneira como o soldado tinha retratado a personalidade do seu filho na pintura. Ficou tão atraído pela expressão dos olhos do seu filho que os seus próprios marejaram de lágrimas. Agradeceu ao jovem soldado e ofereceu-se para pagar-lhe pelo quadro.
"Oh, não senhor, falou o rapaz. Eu nunca poderia pagar-lhe pelo que seu filho fez por mim. É um presente". "Aceite-o, juntamente com a minha gratidão."
O pai pendurou o quadro acima da lareira e cada vez que os visitantes e convidados chegavam a sua casa ele lhes mostrava o retrato do seu filho, antes de mostrar sua famosa galeria.
Aquele pai morreu alguns meses mais tarde e publicou-se um leilão para todas as pinturas que possuía. Muita gente importante e influente foi ao leilão com grandes expectativas. Sobre a plataforma estava o retrato do seu filho. O leiloeiro bateu o seu martelo para dar início e falou: "começaremos o leilão com este retrato do seu filho. Quem vai fazer a primeira oferta por este quadro?" Se fez um grande silencio. Então uma voz, no fundo do salão, gritou: "queremos ver as pinturas famosas! Esqueça-se desse!".
"No entanto o leiloeiro insistiu: alguém oferece algo por esta pintura? Cem mil dólares? Duzentos mil dólares?" Outra voz gritou com raiva: "não viemos aqui por essa pintura! Viemos para ver as de Van Gogh, Rembrant, Rafael, Picasso... Vamos às ofertas de verdade!" Ainda assim, o leiloeiro continuava seu trabalho.
"O filho, O filho, quem vai levar o filho?!"
Finalmente, uma voz vinda dos fundos se fez ouvir: "eu dou dez dólares pela pintura!" Era o velho jardineiro do pai e do filho. Sendo muito pobre, era o único que poderia oferecer. "Temos dez dólares, quem dá vinte?" Gritou o leiloeiro.
Outro grito se ouviu ao fundo: mostra-nos de uma vez as obras de arte! Uma vez mais o leiloeiro insistiu: "dez dólares pela oferta! Dará alguém vinte?" A multidão já estava inquieta. Ninguém queria o retrato do filho e sim as que representavam valioso investimento para suas próprias coleções. Por fim, o leiloeiro bateu o martelo e falou: "dou-lhe uma, dou-lhe duas... Vendida por dez dólares!".
O homem que estava sentado na segunda fila gritou feliz: "até que enfim começaremos com a coleção!". O leiloeiro soltou o martelo e disse: "sinto muito damas e cavalheiros, mas o leilão chegou ao fim."
"Mas, onde estão as pinturas?" - Perguntaram assustados.
"Sinto muito", falou o leiloeiro.
"Quando me chamaram para dirigir este leilão, foi-me falado de uma condição estipulada no testamento do dono da coleção. Eu não estava autorizado a revelar até este momento, mas agora posso falar. Somente a pintura do filho seria leiloada. Aquele que a adquirisse herdaria absolutamente todos os bens do falecido, incluindo sua coleção de obras de arte." Assim, o homem que ficou com o retrato do filho herdou tudo. Pense nisso! Não há bem que possa valer mais do que um filho. Um verdadeiro afeto se constitui num dos mais valiosos e duradouros patrimônios da alma.
Ame seu filho como se fosse a ultima coisa nesse mundo.


João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.